sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Quais os Periodos de Maior Risco de Abuso de Drogas Entre os Jovens



A investigação revela que os períodos de maior risco de abuso de drogas ocorrem durante a transição das fases mais significativas da vida das crianças. A fase de transição do desenvolvimento, alterações físicas (por ex. puberdade), ou em contextos sociais (ex. processo de divorcio dos pais), onde as crianças estão sujeitas a uma exposição intensa por problemas comportamentais.

A primeira grande transição ocorre quando deixam a segurança do lar e iniciam a escola. Mais tarde, quando deixam o ciclo e passam para o ensino secundário, cruzam-se com experiências diferentes em termos do seu desempenho escolar e em eventos sociais mais complexos; aprendem a relacionar-se com um grupo mais vasto de pares e desenvolvem expectativas pelas suas carreiras escolares. È nesta fase, no inicio da adolescência, onde é mais provável, pela primeira vez nas suas vidas, terem contactos com as drogas. Entretanto entram no ensino universitário, onde encontram novos desafios a nível social, psicológico e educacional. Ao mesmo tempo podem ficar expostos à disponibilidade elevada de drogas, a pessoas que abusem de drogas e envolvimento em contextos sociais onde se consumam drogas. Estes desafios podem aumentar o risco de abusarem de álcool, tabaco e/ou outras drogas.

No final da adolescência, uma situação particularmente arriscada, quando os jovens saem de casa de forma a ingressar na universidade, sem a supervisão parental. O abuso de substancias, particularmente do álcool, permanece como uma problema de domínio publico, designadamente para os adolescentes.

Mais uma vez, os jovens adultos são confrontados por novos desafios e stress que podem conduzir a uma maior vulnerabilidade e risco em relação ao abuso de álcool e ou outras drogas quando os começam a trabalhar ou se casam. Todavia, estes desafios também podem revelar-se protectores quando são interpretados e encarados como oportunidades para crescer e reforçar os seus objectivos e interesses futuros . A investigação revela que estes novos estilos de vida quando adoptados como factores de protecção proporcionam um papel e uma experiência de vida mais valida e significativa do que abusar de drogas.

O factor risco aparece em todas as fases de transição; desde criança até á fase adulta. Entretanto os intervenientes na prevenção necessitam de avaliarem os seus objectivos-alvo (target audiences) e implementarem programas que promovam o apoio apropriado a cada fase de desenvolvimento da criança. Também é necessário avaliar como se podem detectar e reforçar os factores de protecção nas diferentes fases de transição do desenvolvimento."
National Institute on Drug Abuse (NIDA) – Prevenir o Uso de Drogas entre Crianças e Adolescentes

Sem comentários: