segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Quando e Como Se Inicia o Abuso de Drogas


"Estudos anunciados pelo National Survey on Drug Use and Health, designado formalmente pelo National Household Survey on Drug Abuse, descrito pelo Substance Abuse and Menthal Health Services Administration advertem que actualmente algumas crianças iniciam os seus consumos de drogas entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto outros iniciam os consumos ainda mais cedo.

O consumo prematuro envolve substancias tais como; tabaco, bebidas alcoólicas, inalantes1, canabinoides (haxixe e erva) e drogas licitas. Se o abuso de drogas persistir ate finais da adolescência, os jovens envolvem-se em consumos de haxixe, e mais tarde, em drogas ilegais, mantendo os consumos de tabaco e álcool. Estudos revelam que o abuso prematuro de drogas encontra-se associado a um maior envolvimento em vários tipos distintos de drogas, quer seja com as mesmas drogas ou outras diferentes. De qualquer maneira, estudos efectuados ao longo do tempo indicam que os jovens não progridem nos consumos de drogas diferentes. Mas entre aqueles que se envolvem progressivamente no abuso de drogas, o seu historial de abuso varia, entre a oferta de drogas na vizinhança, aspectos demográficos e outras características. Em geral, os padrões de abuso estão associados a comportamentos reprováveis sociavelmente, percepção do risco e a oferta de drogas na área de residência.

Cientistas lançaram varias hipóteses acerca do porquê sobre as pessoas que primeiro se envolvem com drogas e só depois o abuso se intensifica. Uma das explicações mais plausíveis tem a ver com causas biológicas, tais como ter familiares com historial de abuso de drogas e/ou álcool, que poderá haver uma predisposição genética para o abuso de drogas. Outra explicação para o abuso de drogas tem a ver com a associação a um grupo de pares que abusem de drogas que por sua vez coloca o indivíduo mais exposto a outro tipo de drogas diferentes. De qualquer maneira muitos outros factores podem estar relacionados.

Foram identificados diferentes padrões na iniciação de drogas baseados no género, raça, grupos étnicos e zonas geográficas. Por ex. os investigadores descobriram que as circunstancias onde são oferecidas drogas aos jovens podem depender de factores relacionados com o género. Geralmente, os rapazes são mais sujeitos a ofertas de drogas e em idades prematuras. (demasiado cedo nas suas vidas). O inicio do abuso de drogas podes ser influenciado nos locais onde as drogas são oferecidas, por ex., na rua , em parques, escolas, casa ou festas. Admite-se também que as drogas podem ser oferecidas por irmãos, amigos pelos próprios pais.
Enquanto maioria dos jovens não progridem nos consumos de drogas para além dos consumos esporádicos, outros rapidamente intensificam o abuso de drogas. Os investigadores descobriram que estes jovens têm maiores probabilidades de conseguir uma combinação de factores elevados de risco e reduzidos factores de protecção. Estes adolescentes são caracterizados por jovens com elevados níveis de stress, reduzido apoio parental e baixo rendimento escolar.

Contudo, existem factores de protecção que conseguem suprimir a progressão intensificada do abuso de drogas. Por ex. autocontrole, que inibe o comportamento problemático e que naturalmente promove a maturidade necessária durante a adolescência. Agregando, uma estrutura familiar protectora, uma personalidade individual e variáveis do ambiente reduzem os riscos de abuso de drogas. Intervenções protectoras fornecem habilidades e competências aos jovens de risco de forma a desenvolverem factores de protecção e a prevenir a intensificação do abuso de drogas."

1 Inalante designa toda a substância passível de ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca. Os inalantes são geralmente solventes. Estes são substâncias que têm a capacidade de dissolver outro produto e costumam ser bastante voláteis (evaporam-se com facilidade, daí a facilidade da sua inalação) e inflamáveis. Existem diversas substâncias que podem ser inaladas. As mais usuais são produtos químicos de uso doméstico como aerossóis, gasolina, colas, esmaltes, tintas, vernizes, acetonas, éter ou ambientadores.


National Institute on Drug Abuse (NIDA) – Prevenir o Uso de Drogas entre Crianças e Adolescentes

Sem comentários: