terça-feira, 17 de junho de 2008

Coragem - Motivação Para a Mudança


Agir nos sentimentos

Todos nós sabemos o quão árduo é admitir e reconhecer perante nós mesmos e depois perante os outros quando fazemos coisas que mais tarde nos arrependemos, em algumas situações profundamente. Fazemos coisas por impulso e depois prometemos nunca mais voltar a fazer a mesma coisa. Fazemos juras e/ou rezas. Ficamos furiosos e ressentidos com tudo e com todos. Sentimos vergonha e culpa.
Somos guiados por um mecanismo (instinto) que despoleta a nossa necessidade de gratificação (recompensa), por vezes imediata e/ou de defesa / segurança apesar das consequências negativas.

As vezes, é preciso cometer o mesmo erro, vezes sem conta, até começar-mos a compreender (introspecção) que algo não está bem, connosco próprios. Como seres humanos somos seres de hábitos e rotinas; funcionamos num contexto e padrões de comportamento que nos é familiar e seguro.

A mudança não acontece na nossa vida até que façamos qualquer coisa que desencadeia o processo de mudança (metamorfose). Se não fizermos algo; nada muda. Permanecemos nos mesmos “ velhos padrões e contexto familiar” apesar das consequências negativas.

Coragem é uma processo de enfrentar a ambivalência, o medo do desconhecido e a negação característico das adicções.

Coragem é:

Seguir a tua consciência em vez de dar ouvidos á intriguice, à critica "barata". È não agir nos sentimentos desconfortaveis (ex. raiva, vergonha, rejeição e inadequação, etc) e no prazer imediato.

Recusar participar em comportamentos que gerem sofrimento e que possam magoar os outros.

Sacrificar o beneficio pessoal e proporcionar bem-estar aos outros.

Assumir a inteira responsabilidade pelas tuas acções...e pelos teus erros.

Seguir as regras e insistir que os outros façam o mesmo.

Desafiar o status quo (rigidez, controle, perfeccionismo) em função de novas e diferentes soluções (entregar, adiar a gratificação, confiar, delegar).

Fazer aquilo que está certo (confiar no gut-level /intuição), apesar potenciais consequências e riscos.

Afirmar naquilo que acreditas; mesmo que os outros não concordem (ser assertivo).

Sem comentários: